Todos nós estamos sujeitos a perder um ou mais dentes. Seja por conta de um acidente, de uma doença ou de forma natural com a chegada da idade. Se você quer saber se pode ou não pode fazer implante dentário ou se tem dúvidas, nós conversamos com o Doutor Leandro Perussolo e ele nos ajudou a fazer um Guia Completo sobre Implante Dentário.
Agora, para explicarmos como colocar a prótese sobre o implante, conversamos com o Doutor Diego Calgaro (ver CRO no fim do post). Especialista em Prótese Dentária, o Doutor Diego possui 11 anos de experiência, ou seja: ele sabe do que está falando, não é mesmo?
Estágios para fazer Implante Dentário
Os dentes são os responsáveis pelo nosso sorriso, mas também pelo início da nossa saúde.
E tudo inicia no processo da mastigação. Então se você estiver com os dentes muito comprometidos, ou ainda se estiver com ausência de dentes na boca, é certo que não está mastigando corretamente e sua saúde está mais comprometida por causa da absorção dos nutrientes.
“Ao colocar implantes dentários, você vai se alimentar melhor, ter mais qualidade de vida e sua saúde consequentemente vai melhorar”, indica Doutor Diego.
Você já sabe que terá que passar primeiro pelo Diagnóstico? Ou seja, pela Avaliação que vai determinar todo o seu tratamento.
Depois do diagnóstico e exames feitos, começará de fato a instalação do implante.
Fase Cirúrgica
São colocados os implantes. Veja na figura o número 5! É preciso instalar a peça e o tempo de demora desta fase é relativo ao número de implantes que você precisa. A recuperação é rápida e não dói! Pode confiar.
O Doutor Sérgio Takeo, diretor das clínicas Odonto Brasil afirma que o material do implante sempre precisa ser verificado. E já sabemos que ter boa mastigação é qualidade de vida.
“Nós zelamos pela segurança e pela qualidade do tratamento. Para garantir a saúde do paciente, só usamos materiais cirúrgicos especiais com garantia vitalícia e tudo original. Assim, nossos pacientes podem contar com segurança e durabilidade”, conta Doutor Takeo.
Fase Protética
Nesta fase, é o que o dente artificial é colocado junto ao implante. Tem medo?
O Doutor Diego nos explicou que a Fase Protética abrange outras fases e para você entender melhor, vamos explicá-las:
Moldes da boca
No mesmo dia em que é feita a fase cirúrgica (instalação dos implantes), também é feito o molde da sua prótese. Claro que isso pode variar conforme o procedimento de cada clínica, mas na Odonto Brasil isso já costuma ser feito no mesmo dia.
Registros intermaxilares
Além do molde, é preciso coletar algumas informações particulares sobre sua boca e seus dentes, tais como: tamanho, forma, cor da gengiva, coloração dos dentes, tamanho e alcance da mordida. Isso é necessário para que sua prótese, seja ela de um dente ou mais, fique mais adequada a você!
Prova dos dentes
O molde e os registros intermaxilares são utilizados para confecção da prótese. Com ela pronta, é necessário fazer a prova dos dentes. “É preciso saber se a prótese vai ficar bem adequada, se está com o tamanho correto, se não vai incomodar o paciente e mais ainda: se ele se sente confortável com ela”, explica Doutor Diego Calgaro.
Aqui também pode ocorrer a prova da barra metálica (que vai ligar a prótese ao implante). Entretanto a barra metálica não é usada em todos os tipos de tratamentos, mas quando ela for utilizada, também precisa passar pela “prova”.
Aplicação da Prótese
Depois das “provas”, elas voltam para o laboratório de confecção para possíveis adequações se necessário. E assim que estiverem prontas, são aplicadas nos implantes do paciente.
“Ao ver a felicidade de um paciente, vale tudo a pena. Vale o esforço, o trabalho, a dedicação e o zelo que a gente tem com cada um. É ótimo saber que ele sai da nossa sala reabilitado, pronto para ter uma vida muito melhor”, conta Doutor Diego Calgaro.
Deu para entender como fazer implantes dentários? Não é difícil, não dói e a recuperação é rápida e fácil. Se você quer saber como se preparar e fazer um diagnóstico do seu caso, veja os 6 Passos para iniciar tratamento dentário.
O diretor da Rede Odonto Brasil, Doutor Sérgio Takeo nos certifica que o mesmo cuidado Fase Cirúrgica, se aplica à Fase Protética. “Nos preocupamos tanto com os materiais como a mão de obra técnica e especializada”, conta. Mas vale ressaltar que existe a responsabilidade do paciente quanto a higiene e consultas de rotina, conforme orientação do dentista. Clique aqui e veja dicas de limpeza e higiene para implantes dentários.
Em quanto tempo terei dentes novos?
O tratamento completo para fazer implante dentário convencional pode durar de 4 a 7 meses. Porém, atualmente existe uma técnica chamada “protocolo de carga imediata” com cirurgia sem cortes. Com este tipo de tratamento, você tem dentes novos em 3 dias ou no máximo em 1 semana! Então resumindo:
- para dentes superiores: até sete meses em tratamento convencional; com carga imediata em 3 dias ou 1 semana
- para dentes inferiores: até quatro meses em tratamento convencional; com carga imediata em 3 dias ou 1 semana